Imposto de Renda

Extrato anual para prestação de contas com o Leão da Receita Federal

Como Funciona?

Anualmente, os locadores devem lançar os ganhos obtidos com aluguéis na Declaração de Ajuste do Imposto de Renda, referentes ao ano base anterior, para envio à Receita Federal.

Através deste relatório é que o locador poderá efetuar esses lançamentos na declaração do IR.


Tipos de Lançamentos

Todos os lançamentos na prestação de contas do locador, referentes ao recebimento de aluguel e pagamento de honorários de administração, são exibidos neste relatório.

Para que outros lançamentos sejam também exibidos, é necessário que, no cadastro do Histórico de Lançamento, seja marcada a opção "IR Locador".

A partir desta informação é que o sistema irá filtrar os lançamentos que devem ser listados no extrato do locador.

Emissão

Para emitir este relatório, acesse a opção "Relatórios Auxiliares > Imposto de Renda" no menu principal do Flex Locação.

Em seguida, selecione o locador desejado e o ano base do extrato.


ATENÇÃO

Geralmente, os extratos emitidos são com o ano base anterior ao ano atual (chamado de ano calendário).
Contudo, eventualmente, pode ser necessário emitir um extrato de outro ano anterior.

Se isto ocorrer, peça ao locador que informe o "ano base", para a emissão correta do relatório.

DIMOB

O Flex Locação também gera o arquivo para importação no programa do DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) - declaração anual obrigatória por parte das imobiliárias e administradoras que exerceram intermediação em locações, incorporações e vendas de imóveis no ano anterior.

Você pode selecionar o ano base e clicar para gerar o arquivo, que poderá ser importado dentro do programa específico, ofertado pela Receita Federal, para fazer a declaração.


ATENÇÃO

Após a importação do arquivo no aplicativo do DIMOB, faça uma verificação cuidadosa dos itens que foram lançados, antes de enviar a declaração à Receita Federal.