Arquivo Retorno

Automatizando etapas da baixa de cobrança

Como Funciona

Além da baixa individual das cobranças, o Flex Locação disponibiliza a possibilidade de automatizar parte do processo de baixa das cobranças, com o envio do arquivo retorno, gerado pelo banco após o pagamento do boleto pelo locatário.

Desta forma, as cobranças informadas no arquivo retorno entram na fila de conciliação, para baixa, mas com algumas informações importantes pré-preenchidas:

  • Data de Pagamento
  • Valor Pago
  • Local de Pagamento

Além disso, nesta opção, o sistema já calcula se a cobrança foi paga corretamente, a menor ou a maior (em caso de atrasos, por exemplo), exibindo a eventual diferença na tela, permitindo que o usuário esteja ciente de que possa haver necessidade de conceder descontos ou adicionar acréscimos na próxima parcela a ser cobrada do locatário.

Envio do Arquivo

Após realizar o download do arquivo retorno na plataforma do banco, você pode selecionar o convênio correspondente e o arquivo baixado, para enviá-lo ao Flex Locação, para processamento.

Após o processamento, as cobranças retornadas no arquivo que tenham sido geraddas através do Flex Locação ficarão disponíveis na tela de Conciliação.

Conciliação

Para a conciliação, é aberta uma tela quase idêntica à tela de baixa individual, exibindo os itens da cobrança e um espaço para lançamento de itens extras na prestação de contas do locador.

A partir desta tela, o procedimento é o mesmo da baixa individual de cobrança.

ATENÇÃO

As cobranças listadas no arquivo retorno somente serão incluídas na fila de conciliação nos seguintes casos:

  1. A cobrança consta com o status de liquidada no arquivo retorno
  2. A cobrança foi gerada a partir do Flex Locação
  3. A cobrança ainda consta em aberto no Flex Locação
O processamento do arquivo irá ignorar a cobrança, caso estas condições não sejam atendidas.
Ex.: cobranças do mesmo convênio geradas por outros softwares, que não o Flex Locação.