Parcelas

Cobranças mensais dos aluguéis

Como Funciona

Uma parcela é o valor que o locatário deverá pagar pelo aluguel, a cada mês.

A partir da parcela que a cobrança será gerada. Portanto, é a partir desta funcionalidade que você poderá realizar o controle contas a receber do contrato.


Itens da Parcela

Itens da Parcela

Cada parcela poderá conter diversos itens que irão compor o valor total a ser cobrado.

Exemplo:

  • Aluguel
  • Condomínio
  • Consumo de gás

Para listar os itens de uma parcela, clique no botão e será aberta uma janela como esta.

Caso a parcela não tenha sido baixada, será exibido na tela o botão para "Incluir Novo Item".

Inclusão de Item da Parcela

Clicando neste botão, uma nova janela se abre, onde você pode selecionar o histórico do lançamento, o valor a ser lançado na parcela, se este valor é um crédito (desconto) ou débito (cobrança) para o inquilino e também em qual (ou quais) parcelas este item que está sendo incluído deverá ser lançado.

Você pode também personalizar a referência para o item em cada parcela (por padrão, a competência da parcela vem preenchida como "Referência").


NOTAS

  1. O item "Aluguel" é lançado automaticamente, no momento da criação da ficha financeira.
    Isto, contudo, não impede que você exclua esse lançamento e efetue um novo, com o valor que melhor lhe convier naquele momento (talvez por alguma negociação, desconto ou acréscimo extra).
  2. Caso tenha sido definido no contrato que a tarifa bancária será cobrada nos boletos, o item referente a esta opção também é incluído automaticamente na parcela, não sendo possível efetuar sua alteração ou remoção, senão pelo cadastro do contrato.
    Este item geralmente será exibido como "Taxa de Expediente", mas esta informação pode ser alterada no cadastro do convênio de boletos.