Históricos de Lançamento

Discrimine no boleto tudo o que está sendo cobrado do locatário.

O que é?

Para gerar as cobranças e realizar lançamentos na prestação de contas, é necessário o cadastramento dos históricos que serão utilizados nestes lançamentos (ex.: Aluguel, Condomínio, IPTU, Cota Extra etc.).

Esses históricos irão identificar os itens que estão sendo cobrados em cada parcela, sendo exibidos no demonstrativo que vai junto do boleto bancário para o inquilino e também no extrato da prestação de contas para o proprietário.

O cadastramento desses históricos deve ser feito antes de iniciar o cadastramento dos itens das parcelas e/ou lançamentos na prestação de contas.

Como este cadastro também é unificado, você cadastra uma vez só e reutiliza em várias partes do sistema (Parcelas, Baixa de Cobranças, Prestação de Contas...), para todas as cobranças e todos os contratos.

Alguns itens principais já vêm previamente cadastrados. Inclusive, alguns deles não podem ser alterados (como é o caso do Aluguel, Condomínio, Honorários e outros, por exemplo).
Mas não se preocupe! Esses itens que não podem ser alterados são justamente para manter o seu cadastro consistente, pois o sistema possui um tratamento especial para alguns deles.


NOTAS IMPORTANTES

  1. Durante o cadastramento, você poderá indicar que o item que utilizar o histórico deverá ser lançado no extrato do Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda do locador.
    Para isso, basta marcar a opção "Exibir no Informe de Rendimentos para o IR do Locador" (ou Locatário, se for o caso).
  2. Antes de cadastrar um novo histórico, verifique se o mesmo já não foi cadastrado anteriormente, para evitar duplicidade de registros.