Encerramento de Contratos
Condução de contratos em processo de conclusão e finalizados.
Como Funciona
Quando o contrato chega ao fim, proprietário solicita o imóvel ou o inquilino resolve devolvê-lo, o contrato entra no processo de encerramento.
Para isto, foram criados duas situações para o contrato dentro do sistema:
-
Encerrando
São contratos que estão sendo finalizados, porém ainda possuem quaisquer pendências, seja cobranças em aberto, vistoria, entrega das chaves ou qualquer outra providência que deva ser tomada. -
Encerrado
São os contratos que não possuem nenhuma pendência em aberto e cujo cadastro vai para o arquivo.
Isto pode ser feito dentro do cadastro do contato (clicar no botão ) e indo até a opção "Situação".
Há também a possibilidade de Cancelar o contrato, quando houver desistência de uma das partes.
NOTAS IMPORTANTES
- Somente contratos sem nenhuma cobrança em aberto poderão ser encerrados, cancelados ou excluídos.
- Caso haja alguma cobrança pendente já gerada, efetue a baixa antes de alterar a situação do contrato para "Encerrado".
-
Se ainda houver alguma pendência para resolver, mas você já deseja liberar o imóvel para ser cadastrado em um novo contrato, você pode alterar a situação do contrato antigo para "Encerrando".
Neste caso, a situação do imóvel será alterada automaticamente para "Disponível". - Contratos com a situação "Encerrando" só podem ser alterados para as situações "Encerrado" ou "Cancelado".
- Não é possível alterar um contrato com situação "Encerrando" ou "Encerrado" para a situação "Ativo" novamente.
-
Não é possível criar novas fichas financeiras ou gerar novas parcelas para um contrato com a situação "Encerrando".
No entanto, você pode gerar cobranças avulsas para o mesmo.