Ficha Financeira

Agrupe as cobranças em blocos e gerencie de forma mais fácil

Como Funciona

Devido à natureza das parcelas de aluguel, não é prático gerar todas as cobranças de uma só vez (como um carnê), tendo em vista que o processo envolve outras cobranças, como condomínio, IPTU, seguro etc.

Além disso, devemos considerar que, para contratos longos, haverá o reajuste dos valores cobrados, conforme o contexto econômico geral.

Sendo assim, para controlar esses vencimentos e reajustes, foram criadas as fichas financeiras, que são "blocos" de cobranças referentes a um período inteiro em que o valor do aluguel não sofre alteração.

Exemplo:
Um contrato de aluguel celebrado no mês de junho, com reajuste anual, terá o mesmo valor de aluguel entre os meses de junho atual e maio do ano seguinte.
Neste caso, será criada uma ficha financeira com as parcelas das competências de junho a maio (12 meses, tendo em vista que o reajuste é anual), já com o item "Aluguel" lançado automaticamente nessas parcelas.
Bastará, então, você lançar os demais valores a serem cobrados (condomínio, IPTU etc) mês a mês e gerar a cobrança.


Vídeo tutorial

Exemplo Prático

Contrato de 24 meses - iniciando em 02/2023 até 01/2025 - reajuste anual
O boleto vence todo dia 05 de cada mês - aluguel com "mês vencido"

Ficha Financeira


Ficha Financeira
Ficha Financeira

Por que?

Esse modo de operação permitirá que você consiga fazer uma prévia de contas a receber dos aluguéis, bem como irá reduzir o volume de trabalho nos dias de maior movimento, pois você pode inserir os valores que serão cobrados do locatário gradativamente, conforme a disponibilidade da informação de tais valores.

Exemplo:
Quando chegar o carnê do IPTU do imóvel, você poderá lançar todas as parcelas do carnê na ficha financeira, evitando que esse trabalho tenha que ser refeito mês a mês.


Reajuste de Aluguel

Outro benefício que a ficha financeira traz consigo é o controle de reajuste do valor do aluguel.

Utilizando corretamente a vigência das fichas financeiras, você irá verificar que se, num determinado mês, um contrato não tiver ficha financeira vigente, significa que este contrato precisa ser reajustado.

Desta forma, a ficha financeira também serve como um "alerta" para a necessidade de reajuste dos contratos.